A Roda do Tempo

 Sobre o Autor Robert Jordan


James Oliver Rigney Jr, mais conhecido como Robert Jordan, nasceu em 17 de outubro de 1948, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Aprendeu a ler sozinho e aos 5 anos vivia imerso em histórias de autores como Mark Twain e Julio Verne.

Serviu na Guerra do Vietnã, formou-se em física e, em 1977, quando trabalhava para a Marinha como engenheiro nuclear, começou a escrever. O Olho do Mundo, sendo publicado originalmente em 1990 e é o primeiro dos 14 volumes que compõem a série A Roda do Tempo, considerada a maior e mais elaborada obra de literatura fantástica desde os livros de J.R.R. Tolkien.

Depois de lançar a prequela New Spring em 2004 e o décimo primeiro volume da série, Knife of Dreams, em 2005, Robert Jordan trabalhava no livro que planejava ser a décima segunda e última parte de The Wheel of Time quando, em março de 2006, revelou publicamente que havia sido diagnosticado com amiloidose cardíaca e que começaria o tratamento médico. Jordan iniciou quimioterapia no início de abril daquele ano, na cidade de Rochester, Minnesota.

Embora o autor tivesse se comprometido a terminar o décimo segundo volume The Wheel of Time, que ele batizou de A Memory of Light e esperava ser o volume final da série, Jordan revelou o desfecho da saga para pessoas próximas caso "o pior acontecesse"(e ele viesse a falecer antes de completar o livro). Na época, ele disse: "Eu estou deixando notas, e caso o pior aconteça, alguém poderá terminar A Memory of Light e fazer isso do modo que eu quero que faça". Posteriormente, a viúva do autor e administradora de seu espólio Harriet McDougal escolheria Brandon Sanderson para terminar The Wheel of Time.

Robert Jordan faleceu em 16 de setembro de 2007, e seu funeral ocorreu em 19 de setembro, em sua cidade natal, Charleston. Ele foi cremado e suas cinzas enterradas no cemitério da igreja episcopal anglicana de Saint James, em Goose Creek, nos arredores de Charleston.

Antes de sua morte, confiou a seus amigos mais próximos a incumbência de encontrar um autor que pudesse dar prosseguimento à série, sinal de seu imenso apego por essa obra na qual ele trabalhou durante quinze anos. Jovem autor, mas já reconhecido, e, sobretudo, grande admirador da série, Brandon Sanderson foi a primeira escolha da família de Jordan e aceitou redigir os últimos volumes de A Roda do Tempo com base nas anotações deixadas pelo escritor.


Sinopse do primeiro livro O Olho do Mundo - A Roda do Tempo


No passado, uma Guerra rompeu o mundo, mas os acontecimentos daquele grande conflito se perderam no tempo, transformando-se em lendas. Sombras estão se reerguendo, no entanto, e podem significar a ascensão de uma das muitas antigas profecias; a que falava sobre um Dragão Renascido, aquele que pode batalhar contra esse mal terrível.

E é no vilarejo de Dois Rios, perto de um festival há muito aguardado, que nossa história começa. Conhecemos Rand, Perrin e Mat, melhores amigos que estão muito confortáveis com a simplicidade e o isolamento daquele lugarzinho. Com a chegada do festival, chega também um menestrel - e dois estranhos, um homem e uma mulher, de aura misteriosa, que trazem consigo falas intensas e olhares mais ainda.

Em determinado momento seres muito estranhos, com cabeças de bode e extremamente musculosos, atacam a vila e destroem tudo e todos ao seu redor, procurando por alguma coisa ou alguém. Até então eles eram somente lendas e mitos para os habitantes da vila, mas os Trollocs agora tornam-se um pesadelo real. E é nessa hora que aparecem Moiraine e Lan. A misteriosa mulher é uma Aes Sedai, capaz de controlar o poder que move a Roda do Tempo, enquanto o homem é um Guardião, jurado a protegê-la. Ambos estão à procura do Dragão Renascido, que segundo as profecias irá ressurgir quando o mal tomar conta do mundo e ele será a salvação (ou não) da humanidade.


GOSTOU?

Quer conhecer a história completa? clica aqui e acompanhe a história na integra: https://www.youtube.com/watch?v=httnwn3GlAA&list=PLTA2toOrzJ70WwrilVxj71urqGDsjeSsu




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DUNA